O metaverso consiste no uso de tecnologias de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) para criar ambientes digitais tridimensionais que permitem aos utilizadores explorar e interagir.
São várias as áreas de negócio que já tiram partido do metaverso, quer para gerar mais vendas, quer para aumentar a lealdade com a marca.
De seguida, vamos explorar com maior detalhe como é que o metaverso está ao serviço das empresas, em especial das que têm E-commerce e das que fazem eventos.
As aplicações do metaverso na comunicação e promoção digital das empresas
O mundo virtual do metaverso pode ser utilizado de inúmeras maneiras em indústrias tão diferentes, como é o caso de:
- E-commerce;
- Eventos;
- Entretenimento;
- Publicidade.
Hoje vamos falar das duas primeiras: o metaverso ao serviço do ecommerce e dos eventos.
1. O metaverso no e-commerce: a nova experiência de compra
Se tem uma loja online está na altura de saber que o metaverso permite a compra e venda de bens virtuais como NFTs e a criação de economias de serviços virtuais, graças ao avanço na tecnologia blockchain e nas criptomoedas.
Neste âmbito, é interessante conhecer não só o projeto de criptomoeda mais antigo do metaverso - a Decentraland, como também a Sandbox, o segundo maior.
Em ambos, os utilizadores (que, neste caso específico, são marcas ou empresas) podem criar, comprar, vender e monetizar qualquer tipo de ativos virtuais.
O exemplo da Gucci Vault Land na Sandbox é bastante explicativo.
Fonte: gucci.com
Fonte: gucci.com
E em relação à interação do mundo físico com o virtual?
Com a ajuda do metaverso a sua loja online dá aos seus utilizadores novas experiências 3D.
Esta experiência 3D é realista e proporciona uma interação totalmente imersiva com os produtos, na visita a showrooms, durante a visualização de desfiles de moda virtuais ou quando vestem as peças de roupa nos "provadores virtuais".
Por outras palavras, é como se os seus clientes estivessem fisicamente na sua loja, mas com a vantagem de não terem de se deslocar e de estarem no conforto das suas casas.
A disponibilidade 24/7 dos seus produtos, agora associada à sua experimentação quase real, aumenta a confiança no produto, acelera a tomada de decisão e aumenta a satisfação.
É por isso que lojas de moda como a Zara, a H&M, a ASOS ou a TopShop têm feito uso do metaverso nas suas lojas online, através da realidade aumentada.
A Pictofit
Já falámos na Pictofit como um software útil para lojas/empresas que vendem produtos.
É através da plataforma Pictofit, que a Shopify oferece o metaverso às empresas, dando-lhes a oportunidade de criarem conteúdo para modelos de produtos 2D e 3D, avatares em 2D e 3D, prova virtual de roupas para avatares e ainda recomendações de tamanho.
Fonte: reactivereality.com
Não são só as lojas de roupa que têm apostado nesta tecnologia: a indústria de mobiliário e decoração de interiores também tem dado passos neste caminho.
A IKEA, por exemplo, fornece aos seus utilizadores a possibilidade de visitarem showrooms virtuais e de visualizarem em 3D os móveis perfeitamente encaixados nas suas casas através da IKEA Kreativ.
Fonte: ikea.com
Com a ajuda do metaverso a loja online dá aos seus utilizadores novas experiências 3D.
2. O metaverso em eventos e formações: uma partilha diferente
De forma similar às lojas online, e impulsionadas pelas mudanças trazidas pela COVID-19, também as empresas que pretendem ter eventos ou dar formação, mergulharam no metaverso. Nesse sentido, são promovidos os "Eventos Internacionais sem sair de casa" e a formação à distância ganhou um novo significado.
Fonte: virtwayevents.com
Mas como é possível existir esta partilha de conhecimento e networking entre as pessoas?
Com o avanço das tecnologias hoje é possível realizar debates, mesas redondas, salas de aula e fóruns sempre em ambientes virtuais, como se as pessoas estivessem juntas no mesmo local.
Ou seja, o metaverso permite aos utilizadores do seu website, não só a assistirem aos eventos e formações como a interagirem com outros participantes.
Fonte: vimeo.com
As empresas têm tirado proveito do metaverso através de diferentes aplicações, como:
- Exposições
- Conferências e Debates
- Stands e expositores
- Simulações e demonstrações interativas
- Experiências científicas em laboratório
- Estudos de campo virtuais
- Aulas ao vivo
- Salas de estudo virtuais
- Acesso a recursos e materiais de aprendizagem
Algumas das plataformas que têm dado vida e têm permitido esta inovação são:
Fonte: Virtway Events, EngageXR, Lyfta
No âmbito da formação e treino são plataformas que permitem aos utilizadores criarem e participarem em simulações interativas para melhorar a sua aprendizagem e a retenção de conhecimento.
Na ótica dos eventos permitem aos organizadores criar os seus eventos virtuais personalizados com a sua própria marca e identidade visual.
Os participantes podem reunir-se, conversar e interagir em ambientes virtuais privados (salas de networking) e públicos (conferências e talks).
Uma vantagem extra das plataformas de metaverso é permitirem analisar a interação dos participantes e o sucesso dos eventos através de inúmeras métricas.
Nota conclusiva
A comunicação digital está em constante evolução com o objetivo de se adaptar às necessidades e preferências dos utilizadores. É por isso que as empresas devem manter-se informadas sobre as tendências para garantir que os seus websites estão atualizados e são capazes de captar a atenção do público-alvo.
Como vimos o metaverso está a mudar paradigmas e modos de interação nesta área, ao melhorar o engagement dos utilizadores, permitindo que interajam em mundos virtuais personalizados e imersivos.
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