O metaverso no entretenimento: o lazer virtual
A aplicação primordial e a mais reconhecida do metaverso é sem dúvida o entretenimento. Esta tecnologia veio despoletar uma nova e avançada forma de jogar online em ambientes virtuais imersivos.
Jogos como a Fortnite Creative, Second Life ou a Sansar promovem a interação social e a realidade virtual no entretenimento de forma aprofundada.
A Roblox, uma das plataformas mais conhecidas nos jovens, não é ainda completamente um metaverso pois não oferece esta mesma amplitude de interação social e realidade virtual. Ainda assim, são várias as marcas B2C que têm desenvolvido com sucesso ações de marketing na Roblox, o que lhes permite atrair e acompanhar os seus consumidores mais jovens.
A Vans por exemplo quis promover simulação de experiências da vida real, manter a cultura do skate com os seus truques e competições entre jogadores, bem como a personalização de bens virtuais.
Fonte: Vans
Através do metaverso os jogadores interagem de formas nunca antes possíveis: jogam com outras pessoas em tempo real e criam comunidades virtuais de modo imersivo. Alguns tipos de aplicações são:
- Jogos personalizados: os jogadores criam os seus próprios jogos e mundos virtuais;
- Jogos educacionais: os jogadores participam em atividades educacionais, nas quais podem aprender e divertir-se em simultâneo;
- Jogos de trabalho/treino: os participantes aprendem competências profissionais em indústrias como saúde, segurança, entre outros.
Esta tecnologia veio despoletar uma nova e avançada forma de jogar online em ambientes virtuais imersivos.
A Coca-cola é um bom caso de sucesso de aplicação do metaverso no entretenimento ao desenhar e criar a Pixel Point, uma ilha no Fortnite Creative na qual os utilizadores podem interagir com a marca através de mini-jogos (The Castle, The Escape, The Race e The Tower).
A marca aproveita, ainda, esta plataforma para lançar produtos. O seu mais recente produto lançado no metaverso chama-se "Coca-Cola Zero Sugar Byte" e, para além de virtual, é também um produto físico já lançado em diversos mercados.
Fonte: IGN Portugal
Algumas das plataformas mais conhecidas, são:
O metaverso no design publicitário: qual é o seu impacto?
O metaverso tem o potencial de mudar significativamente a indústria publicitária porque oferece novas soluções de criação e exibição de anúncios, nomeadamente, em mundos virtuais realistas.
Fonte: Campaign
Isto significa que esta tecnologia permite à sua marca ou empresa:
- Criar campanhas personalizadas para cada utilizador, com base nas suas preferências, necessidades e comportamentos;
- Criar anúncios em tempo real, como promoções e ofertas especiais.
- Criar anúncios com recurso à realidade virtual.
Desta forma, proporciona toda uma experiência de visualização de anúncios mais imersiva, favorecendo a conversão.
Fonte: Meios e publicidade
Originalmente desenvolvida como uma comunidade virtual para utilizadores individuais, a Second Life é uma plataforma bastante usada para publicidade virtual. Contudo, tem sido também utilizada para fins educacionais, de negócios e de entretenimento, empresas e marcas como a IBM, Intel, Nissan e Cisco têm usado esta plataforma apresentando casos de sucesso empresariais.
Fonte: Second Life
Tem o potencial de mudar a indústria publicitária com novas experiências de visualização de anúncios imersivos que favorecem a conversão.