O Inbound Marketing é um conceito de publicidade moderno que faz parte das soluções de marketing digital, permitindo às empresas promover os seus produtos ou serviços junto dos consumidores.
É, provavelmente, o futuro do marketing digital, pois atrai um determinado cliente através da criação de conteúdos de elevada qualidade e outras táticas que determinam que seja o cliente a encontrar a empresa, e não o contrário.
O Cliente enquanto foco primordial do Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair o interesse de um público-alvo específico, direcionando os potenciais clientes para o website da empresa através da criação de conteúdo do seu interesse.
A promoção de uma empresa que adote o Inbound Marketing é efetuada através de diversas formas de propagação de conteúdo nas quais estão incluídas os blogues, e-mails, vídeos, newsletters, redes sociais, entre outras.
Modelo estratégico do Inbound Marketing
Tendo em linha de conta que a premissa desta estratégia se centra e conflui no cliente, damos-lhe a conhecer as 4 fases do Inbound Marketing que visam sempre, e em última análise, causar impacto num determinado público-alvo:
Modelo estratégico do Inbound Marketing. Fonte: Hubspot
1. Atrair: Cativar novo tráfego ao website, recorrendo a técnicas de Search Engine Optimization (SEO), marketing de conteúdo, redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, etc.;
2. Converter: Tornar os visitantes em leads, através de Calls to Action, formulários, contactos, entre outros;
3. Fechar: Converter as leads em clientes, conseguindo fechar a venda;
4. Fidelizar: Conseguir tornar os clientes promotores da sua marca.
Sugestão:O modelo não termina na fase 4. É importante recorrer a uma análise permanente com vista à melhor contínua da sua estratégia.
O funil de vendas é um modelo de consumo ilustrativo do percurso do cliente até ser concretizada a compra do produto ou serviço, sendo amplamente utilizado no âmbito do marketing de conteúdos.
Para chegar até ele, devemos ter em consideração os 5 parâmetros que indicamos de seguida:
1. Planeamento: Identificação das necessidades existentes e planificação do conteúdo;
2. Alcance: Através da divulgação de conteúdo relevante em blogues e redes sociais, atingir um número lato de leitores/potenciais clientes;
3. Ação: Por meio de dicas e materiais pertinentes, acrescentar valor à experiência do utilizador, indo ao encontro do que ele deseja;
4. Conversão: Transformação de cliques em clientes através de conteúdos específicos direcionados a clientes específicos;
5. Engagement: Conversão de clientes em seguidores, ou seja, em pessoas que estão permanentemente atentas ao conteúdo apelativo da empresa.
Este modelo utilizado no Inbound Marketing é um dos responsáveis pelo sucesso desta ótica do marketing que se assume como uma forma de marketing mais económica.
O Inbound Marketing apresenta um retorno sobre o investimento (ROI) médio superior a 200% e é responsável por mais de 90% dos cliques ocorridos online, comparativamente ao Outbound Marketing.
Se devidamente explorado através de estratégias inteligentes e sustentáveis com recurso ao e-mail, ao SEO, às redes sociais e aos blogues, o Inbound Marketing é uma ferramenta poderosa e potenciadora de crescimento.
Existir enquanto empresa implica marcar uma presença sólida na Internet e tal só é possível com conteúdos de qualidade, transmissão de uma mensagem válida e presença constante online.