No online, as leads comerciais podem ser descritas como a obtenção de contactos através de uma página de um website. Mas o que promove a aquisição destes potenciais clientes?
David Meerman Scott, um conceituado consultor e autor americano, referiu no seu livro The New Rules of Marketing & PR:
“Ninguém se importa com os seus produtos, exceto você. Crie conteúdo interessante!”
Este é precisamente o pressuposto base de qualquer estratégia de marketing digital de sucesso, que faz uso das suas ferramentas para criar plataformas, acessibilidades e conteúdos interessantes, que atraiam os potenciais clientes e promovam a concretização da venda ou do negócio.
Uma das formas de o fazer são as leads comerciais, que favorecem a obtenção e qualificação de contactos.
Afinal, o que é uma lead comercial?
Um exemplo de lead comercial é um utilizador que fornece os seus dados através de um formulário para a obtenção de uma newsletter, ou um contacto direto com pedido de informação através de uma página web.
Sugestão: Lembre-se de que a recolha de dados dos utilizadores deve seguir a lei do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018.
Como pode gerar leads comerciais?
Apesar de parecer um processo simples, a estratégia para obtenção de leads comerciais envolve o domínio de diversas ferramentas de marketing digital e o conhecimento comportamental aprofundado dos utilizadores, razão porque é fundamental o processo de definição das buyer personas, ou seja, do cliente tipo.
Depois de saber quem são as suas buyer personas, é mais fácil desenhar a página ideal para potenciar a angariação de leads.
As leads comerciais implicam a existência de um website da empresa?
Não, é a resposta curta, simples e direta.
Pode gerar leads comerciais online para o seu negócio sem ter um website formal. Elas podem ser obtidas enviando os utilizadores para uma página desenvolvida especificamente para potenciar a sua conversão, não apresentando sequer, normalmente, qualquer forma de navegação para o seu exterior.
Criar Landing Pages para angariar novas leads
Landing Pages são páginas web criadas especificamente para a obtenção de leads comerciais, ou seja, que favoreçam a conversão. Estas páginas web são desenvolvidas para divulgar uma marca específica, um produto, ou um serviço, promovendo assim a obtenção de pedidos de informação ou encomendas do que se pretende divulgar.
Exemplo de uma Landing Page da Made2Web
De uma forma simplificada, pode definir-se as landing pages como sendo páginas web que contêm conteúdos desenhados em forma de “funil”: ou seja, depois de entrar é direcionado a converter nela (efetivar a compra ou o pedido de informações), ou numa outra página específica para tal.
Saiba aqui como criar uma landing page otimizada »
5 passos para angariar leads comerciais com valor
1. Passagem de briefing
A empresa passa à agência de marketing digital todas as informações que poderão ser úteis à construção da Landing Page onde os utilizadores converterão deixando os seus contactos (informações institucionais, histórico, público-alvo, objetivos, etc.);
2. Construção de Landing Page
Com base no briefing, a landing page será construída com conteúdos que permitirão divulgar e dar credibilidade à marca, o produto, ou o serviço;
3. Formulário de contacto
É uma peça chave das Landing Pages pois é aí que os utilizadores converterão. Eles devem ser o mais curto possível, pois quanto mais extensos forem maior o atrito à conversão;
4. Publicitação da Landing Page
Através de estratégias pagas (ex: Google Adwords, Facebook Ads, ou LinkedIn Ads, etc.) os utilizadores são direcionados para essas páginas em função da sua pesquisa e interesses;
5. Avaliação de resultados
Este último passo é essencial para aferir o sucesso de uma campanha de geração de leads, potenciando a que normalmente se refaçam conteúdos e/ou estratégias das landing pages. Por vezes, pequenas modificações nos CTA (call-to-action), ou até no formato ou cor dos seus botões, são suficientes para aumentar a percentagem de leads convertidas.
Quando faz sentido desenvolver leads comerciais?
A nossa resposta é apenas uma: sempre.
Por melhor posicionado que um website apareça nos rankings do Google™, as leads comerciais são o corolário do que no digital se pretende, a conversão de visitantes em “prospects", isto é, de um utilizador anónimo para um utilizador “com rosto”, pois este deixa elementos que o permitem identificar.
Normalmente, as empresas que já fazem uso do marketing digital, estão habituadas a que a geração de leads comerciais faça parte da sua estratégia promocional, a par com muitas outras que a complementam: o Search Engine Optimization, o Copywriting, o Link Building, a gestão de Redes Sociais, etc.. Trata-se de uma clara sintonização de métodos e processos que, em conjunto, permitem maximizar a visibilidade e efetividade de qualquer website e empresa, ao mesmo tempo que promovem a consequente rentabilidade do negócio.