6 min leitura
Publicado a: 02/12/2021
Última actualização a: 10/01/2025

Melhore a Taxa de Abertura de Email com truques de copywriting!

Melhore a Taxa de Abertura de Email com truques de copywriting
  1. Home
  2. Insights
  3. Melhore a Taxa de Abertura de Email com truques de copywriting!
Partilhar

O email marketing continua a ser uma estratégia fundamental em marketing digital e o primeiro passo para o seu sucesso é aumentar a taxa de abertura dos emails.

Existem vários fatores que podem influenciar o clique e a abertura do email e devemos dar especial atenção ao remetente e ao subject, pois são as primeiras coisas que o utilizador vê.

Neste artigo, reunimos alguns truques de copywriting que vão destacar estes dois pontos e melhorar a sua taxa de abertura de email.

Conselhos gerais de Copywriting para Emails

De um modo geral, o copywriting serve para levar o leitor a uma ação, aplique algumas boas práticas na sua estratégia de email marketing e melhore a taxa de abertura:

  • Mantenha o texto curto: utilize uma escrita clara e objetiva. Sempre que puder diga o mesmo em menos palavras;
  • Adapte a linguagem à persona: escreva como se estivesse a falar com o leitor, “toque na ferida” e aborde os seus pain points;
  • Personalize: entregue os conteúdos certos, às pessoas certas, no momento certo;
  • Explore gatilhos mentais: escassez, urgência, exclusividade, entre outros, que ativam os recursos que o cérebro tem para tomar decisões.

Técnicas de copywriting para Aumentar a Taxa de Abertura de Emails

Técnicas de copywriting para Aumentar a Taxa de Abertura de Emails

Remetente do Email

  • Credibilidade

O seu email tem de evitar os filtros de spam, para isso utilize um IP seguro, domínio próprio e elimine a linguagem comercial excessiva como o uso de maiúsculas e exclamações.

Comprar listas de emails está fora de questão, se os leitores desconhecerem o remetente ou desconfiarem do conteúdo, o mais certo é apagarem o email ou colocarem-no na caixa de spam.

Garantir a credibilidade do seu email é um fator muito importante para ter passagem direta para a “caixa de entrada”.

  • Personalização do Remetente

A personalização é uma dica para aumentar a taxa de abertura do seu email e deve ser aplicada no remetente.

Ao invés de enviar com o nome da sua empresa pode enviar em nome próprio? Perfeito! Os utilizadores preferem receber emails de pessoas.

Personalização do Remetente

Clique na imagem para ver maior


Por outro lado, pode também personalizar o motivo do envio juntamente com o nome da sua marca:

Personalização do Remetente

Clique na imagem para ver maior

Assunto do Email

O assunto deve ser um gatilho impossível de resistir - isto é, irresistível ao clique!

Confira estas dicas que vão transformar os seus assuntos em verdadeiros call-to-action e melhore a sua taxa de abertura.

  • Dimensão do assunto e do preview

O assunto tem de adaptar-se aos dispositivos móveis ou desktop, o ideal é utilizar entre 30 a 50 caracteres para a mensagem aparecer na sua totalidade (ou pelo menos garantir que a mensagem mais importante aparece).

Otimize também o preview do email, a informação que vem logo a seguir ao assunto, caso deixe em branco são assumidas as primeiras linhas do conteúdo do email.

Dimensão do assunto e do preview

Clique na imagem para ver maior

  • Personalização

Se tiver a sua base de dados bem organizada, pode personalizar os seus emails com informação relevante. Pode, por exemplo, tratar o leitor pelo nome, falar como se estivessem a conversar.

Utilize o gatilho mental da exclusividade: este email foi feito para si!

  • Emojis ⚠️

Os emojis estão na moda e quando utilizados nos assuntos do seu email marketing vão ajudar a:

  • Dar destaque a uma💡;
  • Criar relações ❤️;
  • ⏰ Sugerir urgência destacando a mensagem ⏰.

Procure ter em conta o objetivo do email, o seu público, a segmentação e a adequação da linguagem à persona no momento de escolher os emojis.

  • Caracteres especiais () [] e **

O uso (destes parênteses), [ou estes] e *ainda os asteriscos* vão proporcionar um destaque no assunto e chamar a atenção dentro da caixa de email. Como por exemplo:

  • Estatísticas de Email Marketing em 2021 [Infográfico]
  • *Webinar* Estratégias de Email Marketing

  • Reticências...

Quem aguenta a ansiedade de ver “Joana está a escrever…” num chat? Ninguém!

As reticências trazem suspense. E nos nossos subjects são utilizadas para ativar gatilhos mentais como a curiosidade, o desejo de querer saber o que está para além daqueles três pontos que levam o utilizador à ação que pretendemos: abrir o email para saber mais!

  • Erros propositados

Ups! Oh-ho!

Despertar a atenção para o email através de expressões que dão ideia de falha ou esquecimento de algo importante. As pessoas vão querer abrir o email para saberem o que perderam e como podem recuperar e isso vai melhorar a taxa de abertura dos seus emails.

  • Listas

As listas quantificam os benefícios e dão ao leitor algo definido sobre o que vai receber. Esta técnica capta a atenção do leitor para a linha do assunto, números e percentagens destacam-se no meio das palavras e conduzem à abertura do email.

  • Palavras proibidas (ou não!)

Podemos usar as palavras “free”, “grátis” ou “gratuito”? Sim! A proibição destas palavras é hoje um mito.

Os algoritmos dos filtros de spam já perceberam que todas as pessoas gostam de receber ofertas, desde conteúdos gratuitos a amostras grátis, deixando de estar no seu alvo os emails com essas palavras.

Mas há mais palavras, as que transmitem o sentido de escassez e de urgência: “limitado”, “em stock”, “disponível” e “última chamada” são algumas delas.

E, também as que provocam a curiosidade sobre o que vai acontecer, como por exemplo: “update”, ou “2022”.

Já conhece os truques, agora é preciso aplicar e testar!

Explore estes truques, aplique as boas práticas de copywriting e teste sempre para adequar as estratégias aos seus subscritores e leads.

E recorde-se, ao alcançar melhores resultados na taxa de abertura de email, ficará mais perto do sucesso das suas campanhas de email marketing.

Made2Web

Joana Gândara

Especialista no desenvolvimento de conteúdos para canais digitais com enfoque na conversão e otimização para os motores de pesquisa e aficionada por Inbound Marketing e SEO. Formada em Publicidade e Marketing e especializada em Search Engine Marketing e Criatividade Publicitária