Com as diversas alterações aos algoritmos, o Google está cada vez mais apto a oferecer aos seus utilizadores uma melhor experiência de pesquisa.
Algoritmos como o Google Neural Matching e RankBrain ajudam o Google a entender as consultas e o conteúdo das páginas de uma forma mais eficiente.
Trata-se de uma espécie de super-inteligência capaz de descobrir quais as palavras usadas naturalmente nas páginas, comparando-as com a pesquisa.
O que é o algoritmo Google Neural Matching?
O algoritmo Google Neural Matching é baseado na inteligência artificial e ajuda o Google a relacionar melhor as palavras à pesquisa, através de combinações neurais.
Fonte: Twitter @dannysullivan
O Google explicou:
“É como um sistema super sinónimo. Sinónimos são palavras que estão intimamente relacionadas com outras palavras.”
A forma como as pessoas pesquisam é muitas vezes diferente da informação disponível na web.
Vejamos o seguinte exemplo:
Fonte: Twitter @dannysullivan
Aqui conseguimos perceber como o Google oferece resultados sobre o conceito “Soap Opera Effect”, sem que fosse necessário utilizar as palavras exatas na pesquisa.
O que é o Algoritmo RankBrain?
O RankBrain faz parte do algoritmo geral de pesquisa do Google, ajudando-o a relacionar melhor as páginas aos conceitos.
É uma tecnologia de aprendizagem automática, com inteligência artificial, a qual:
- Ajuda o Google a entender melhor as consultas, mesmo as mais complexas e a fornecer melhores resultados de pesquisa;
- É utilizada como forma de interpretar pesquisas para encontrar páginas que podem não ter as palavras exatas que foram pesquisadas;
- Torna possível observar padrões entre pesquisas complexas e aparentemente desconexas e perceber semelhança entre elas.
Digamos que o RankBrain ajuda a refinar as consultas que o Google processa, ao mesmo tempo que ajuda a classificar páginas web.
Só para clarificar, talvez seja importante diferenciar os seguintes 2 conceitos:
1. O que é a aprendizagem automática?
A aprendizagem automática é quando um computador ensina a fazer algo, em vez de ser ensinado por humanos ou de seguir uma programação detalhada.
2. O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial é quando um computador consegue ser tão inteligente quanto um ser humano, quer no sentido de adquirir novos conhecimentos, quer no de construir novas conexões a partir de conhecimentos previamente adquiridos.
O poder do RankBrain para o SEO
O Google diz que o RankBrain é o seu terceiro “sinal” mais importante. Estes “sinais” ajudam o Google a classificar as páginas da web, sendo o RankBrain uma das centenas de “sinais” que compõe um algoritmo do Google.
Consegue adivinhar quais são os outros dois?
Em março de 2016, o Google revelou que os 3 "sinais" mais importantes para classificar uma página são: bom conteúdo, links e RankBrain.
Neural Matching e RankBrain de mãos dadas com a otimização SEO
Agora que sabemos que o Google está mais inteligente a relacionar palavras a pesquisas e páginas a conceitos, também concluímos que existem coisas que nunca mudam.
O Google, após ser questionado se tinha recomendações adicionais em relação ao Neural Matching e ao RankBrain, respondeu que o seu conselho não muda: "basta criar conteúdo útil e de alta qualidade".
O que significa dizer que estes novos sistemas necessitam de ser ajudados por processos de otimização SEO, de forma a garantirem um bom posicionamento das suas páginas.
Quer que o seu website apareça nos primeiros resultados do Google?