10 min leitura
Publicado a: 28/07/2020
Última actualização a: 18/12/2024

16 Tipos de Conteúdo para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos

16 Tipos de Conteúdo para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos
  1. Home
  2. Insights
  3. 16 Tipos de Conteúdo para uma Estratégia de Marketing de Conteúdos
Partilhar

Compreender o propósito do conteúdo digital que vamos criar é a base de qualquer Estratégia de Marketing de Conteúdos.

Cada peça de conteúdo deve responder aos pain points da buyer persona, mas também adequar-se às diferentes etapas da buyer’s journey e àquilo que elas procuram nesse momento.

Na matriz abaixo, dividimos os quadrantes de acordo com a fase da Jornada de Compra (eixo X) e com o Comportamento Emocional do utilizador (eixo Y).

Desta forma, pode ser mais fácil perceber que tipologia de conteúdo deve desenvolver de acordo com o seu objetivo.

Tipologia Made2Web

Clique na matriz e guarde-a para consultar mais tarde!

1. Podcast

Criar um Podcast consiste em entregar conteúdo em formato áudio, que pode ser ouvido em qualquer altura.

É uma boa alternativa para as marcas que percebem que o seu target não tem tempo para ler conteúdo escrito.

Este formato poderá servir para criar conteúdo de raiz ou para requalificar conteúdo escrito já existente, apresentando-o à persona de outro modo.

2. Testemunhos e Reviews

Esta forma de conteúdo parte diretamente da opinião da audiência sobre a sua marca, ajudando à construção ou reforço da social proof (validação social).

Os Testemunhos e Reviews ajudam a clarificar aquilo que distingue a sua marca das restantes e podem inspirar os potenciais clientes com a experiência de outros utilizadores que já conhecem os seus produtos ou serviços.

Pode apresentá-los através de uma escala de pontuação, onde é dada uma cotação a vários parâmetros, de um testemunho escrito livre ou ilustrá-los com vídeos.

Vídeo de Testemunho da Winsig (cliente da Made2Web)

3. Chatbot

Os Chatbots permitem automatizar ações e comunicar em tempo real com o utilizador, utilizando Inteligência Artificial para criar mensagens instantâneas.

São uma forte tendência do Marketing Digital e oferecem muitas vantagens à comunicação das empresas.

A principal é que consegue estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana!

4. Vídeos

Sabia que o conteúdo em vídeo é tão popular que tem uma probabilidade 40x superior de ser partilhado nas Redes Sociais face a outros formatos? (fonte: HubSpot)

O Vídeo é um excelente formato para reter a atenção do utilizador, reduzir a bounce rate, aumentar o tempo de permanência nas páginas e promover interação nas plataformas digitais.

Apesar de poder representar um investimento superior a outros tipos de conteúdo, o vídeo é um formato versátil, o que acaba por torná-lo rentável.

Com um vídeo pode conseguir também declinar para outras tipologias de conteúdo, como imagens, citações com excertos do vídeo, transcrição para um artigo de blog, entre outras.

5. Quizzes / Simuladores / Calculadoras

Estes são mais um bom exemplo de conteúdos que retém a atenção e acrescenta valor aos utilizadores.

Os Quizzes, Simuladores ou Calculadores trazem-lhe três vantagens importantes:

  1. Têm utilidade real, o que irá associar a sua marca à resolução de problemas;
  2. Geram um sentimento de gratidão e confiança, que pode facilitar ou incentivar a decisão de comprar;
  3. Aumentam a interação nas suas páginas.
Quizzes / Simuladores / Calculadoras

Simulador da Real Vida Seguros (cliente da Made2Web)

6. Artigos de Blog

Os Artigos de Blog, como este, são uma excelente forma de atrair a buyer persona que procura mais sobre determinado tema e promover a interação.

Pode escrever artigos de blog para todas as fases da buyer’s journey, no entanto, na Made2Web, aplicamos normalmente uma estratégia de conteúdos de 80% para a fase de Descoberta e 20% para Consideração e Decisão.

A dimensão recomendada de cada artigo é de, aproximadamente, 1.000 palavras, mas pode testar diferentes dimensões para avaliar a que funciona melhor junto da sua audiência.

Lembre-se! O plano de conteúdos de blog deve estar alinhado com a sua estratégia de SEO. Identifique as palavras-chave a trabalhar e desenvolva conteúdos de valor para esses termos de pesquisa.

Imagem de uma lâmpada

7. Email Marketing

O Email Marketing representa uma excelente forma de comunicar com os seus potenciais e atuais clientes e gerar confiança através de lead nurturing - isto é, desenvolver o relacionamento com a sua lead (independentemente da fase da jornada de compra).

Receber, abrir e ler emails é algo a que a maioria das pessoas está habituada. Por isso, apostar numa estratégia de email marketing tem um elevado potencial de retorno que pode surpreender pela positiva!

8. Ebooks / Guias

Este tipo de conteúdo serve, principalmente, para educar o utilizador.

Dependendo do seu objetivo, os Ebooks e Guias podem funcionar como uma espécie de moeda de troca entre a marca e o visitante, onde é pedido ao utilizador para deixar os seus contactos para receber um conteúdo gratuito.

Com este formato, a sua empresa pode ajudar os utilizadores a entender mais sobre determinado tema, oferecendo-lhes informação rica e mais aprofundada do que a de um artigo de blog, por exemplo.

9. Checklists / Templates

Este formato é também muito útil na geração de leads, sendo disponibilizado nos mesmos moldes dos ebooks.

Consiste num modelo pronto a preencher cujo objetivo é facilitar ou simplificar tarefas, poupando tempo ao utilizador.

Pode ser simplesmente uma lista com to dos ou algo mais complexo, como uma folha de Excel pré-preenchida já com fórmulas.

Checklist para Criar bom Conteúdo Digital da Made2Web

Checklist para Criar Conteúdo Digital

10. Relatórios / White Papers

Este formato é semelhante a um ebook, mas é mais formal e tem uma maior complexidade. É também um conteúdo valioso, mas mais especializado e com uma linguagem mais técnica.

Os Relatórios ou White Papers podem ser úteis para partilhar dados e estudos mais aprofundados sobre determinado tema que domina, ao mesmo tempo que fortalece a autoridade da sua marca.

11. Webinar

Um Webinar consiste numa conferência de vídeo online sobre um tema específico.

Neste conteúdo temos uma forte componente educacional, uma vez que o objetivo principal é ajudar as leads ou clientes a saber mais sobre determinado assunto.

Por outro lado, consegue também ter um caráter de credibilidade, colocando o orador e a empresa como especialistas desse tema.

Webinar feito pela Rute Almeida, Diretora da Made2Web

12. Campanhas Pagas

Fazer um investimento regular em Campanhas Pagas é uma boa forma de chegar à sua persona no imediato.

Pode optar, por exemplo, por campanhas de search ou de display, no Google, ou por campanhas pagas nas redes sociais, dependendo do seu objetivo de marketing.

O conteúdo dos seus anúncios pode variar de acordo com as plataformas que utilizar. Nada como testar diversos formatos e perceber quais apresentam melhor performance!

13. Pillar Page

Numa Pillar Page é abordado um tema específico de uma forma completa, como é o exemplo desta página sobre SEO, no website da Made2Web (clique na imagem para explorar mais):

Made2Web site

Pillar Page da Made2Web

Geralmente, a Pillar Page trabalha a fase de consideração e de decisão, ou seja, deve ter informação relevante com conteúdo que faça o utilizador considerar a sua marca ou o convença a tomar a decisão final.

O conteúdo relativo a outros sub-tópicos, relacionados com o tema principal, deve ser explorado em artigos de blog, que depois utilizam links para encaminhar os utilizadores para a Pillar Page.

14. Case Studies

Os Case Studies permitem promover histórias de sucesso com outros clientes.

Na verdade, aqui podemos falar de diferentes tipologias de conteúdo - pode apresentar um caso de sucesso em vídeo, artigo de blog, infografia, podcast, entre outras.

São versáteis e representam uma boa forma de inspirar confiança e reforçar autoridade na sua área de negócio.

15. Demo / Free Trial

Oferecer uma Demonstração, ou um período de Trial Gratuito, é algo que agrada muito aos utilizadores e traz habitualmente bons resultados em vendas.

É uma estratégia muito usada em aplicações e software, por exemplo.

A persona consegue experienciar os benefícios do produto na versão gratuita, o que pode incentivar a adquirir a versão paga.

Spotify Premium

Free Trial da Spotify

16. Landing Page

A Landing Page é uma página decorrente de um website com um objetivo único e claro: a conversão.

Pode incluir diferentes tipos de conteúdo, mas o foco principal de uma boa Landing Page é orientar o visitante para a conversão desejada. Geralmente leva a uma compra ou ao preenchimento de um formulário.

Já sabe que conteúdos tem de desenvolver?

Independentemente da tipologia, o conteúdo deve sempre acrescentar valor, conhecimento e ter uma utilidade real para o utilizador.

Uma boa Estratégia de Conteúdos pode inspirar, entreter, educar ou convencer as suas personas, dependendo dos seus objetivos em cada momento da buyer’s journey.

Made2Web

Joana Gândara

Especialista no desenvolvimento de conteúdos para canais digitais com enfoque na conversão e otimização para os motores de pesquisa e aficionada por Inbound Marketing e SEO. Formada em Publicidade e Marketing e especializada em Search Engine Marketing e Criatividade Publicitária