Quando se trata de otimizar campanhas de Google Ads, a definição de uma boa estratégia de lances é fundamental.
Se os lances não se adequarem a todas as combinações de formatos, dispositivos e públicos-alvo, isso poderá resultar em poucos cliques e conversões.
Por essa razão, há que ter em conta o contexto do utilizador.
E é isto que o Smart Bidding faz sem um ajuste manual! Oferece-nos uma maior personalização e capacidade para impactar as pessoas certas, ajustando o nosso lance para determinadas circunstâncias.
O que é o Smart Bidding e como funciona?
Se já utiliza as campanhas online pagas do Google, certamente já conhece as estratégias de lances automáticos, uma vez que o Smart Bidding, ou lance inteligente, é um subconjunto dessas estratégias.
O Smart Bidding tem uma arma secreta: a Aprendizagem Automática.
Os algoritmos de aprendizagem automática funcionam com parâmetros e dados em grande escala, analisando milhões de pontos relevantes e permitindo obter previsões mais exatas sobre como certos valores de lance irão resultar em termos de conversões.
Para além da utilização da aprendizagem automática, o Smart Bidding também permite:
- Ter um controlo flexível de todas as campanhas, permitindo definir metas e personalizar definições;
- Obter relatórios de desempenho claros e atualizações de estado, que ajudam a perceber o impacto das estratégias de lances definidas, permitindo a sua otimização;
- Contar com uma extensa lista de sinais no momento do leilão, fundamentais para personalizar os lances, de acordo com o contexto de cada pesquisa.
E como? Através da combinação de vários sinais. Vamos a eles!
Sinais do Smart Bidding nas Campanhas de Google Ads
Antes de abordarmos e definirmos cada um dos sinais, deixamos-lhe um quadro abaixo que resume o funcionamento dos lances inteligentes.
Fonte: thinkwithgoogle.com
Sinais disponíveis com Ajustes de Lances
Primeiro, para perceber como funcionam os sinais do Smart Bidding, temos de perceber quais os sinais disponíveis com os ajustes de lances.
1. Fuso Horário
É possível ao Google Ads otimizar os lances com base no fuso horário, na hora do dia e no dia da semana.
2. Lista de Remarketing
O Google Ads pode otimizar os lances da Rede de Pesquisa e da Rede de Display com base na lista de remarketing a que uma pessoa pertence e há quanto tempo um utilizador foi adicionado a essa lista.
É possível aumentar o lance para as pessoas que visitaram um website na última semana ou até apresentar um anúncio diferente para os visitantes que colocaram artigos no carrinho de compras, mas não concluíram a compra.
3. Smartphone
O Google Ads permite fazer um ajuste de lance para o tipo de dispositivo usado pelo utilizador.
4. Localização física
Pode otimizar os lances com base na localização específica de uma pessoa e de acordo com as probabilidades de conversão que a sua localização atual oferece.
Exemplos de Sinais Exclusivos para o Smart Bidding
1. Sistema operativo
O Google Ads pode otimizar os lances com base no sistema operativo utilizado por uma pessoa.
No caso de uma aplicação que necessita de uma versão mais atual do sistema operativo para ser instalada, os lances podem ser otimizados para dispositivos que possuam essa versão mais recente, pois as probabilidades de instalação dessa aplicação são maiores.
2. Aplicação
O Google Ads pode otimizar os lances se o anúncio for ser visualizado numa aplicação para dispositivos móveis.
3. Navegador
É possível otimizar os lances de acordo com o navegador utilizado por uma pessoa.
Quando se verifica que um navegador apresenta melhores resultados em termos de conversão relativamente a outros, os lances podem ser ajustados para todas as pessoas que pesquisam nesse navegador.
4. Características do Anúncio
A inteligência do algoritmo permite também otimizar o lance para determinado tipo de anúncio se souber que aquele formato e características pode trazer melhor perfomance.
5. Idioma
O Google Ads pode otimizar os lances com base nas preferências de idioma de um utilizador.
6. Termos de pesquisa
O Google Ads pode otimizar os lances com base no texto de pesquisa que acionou o anúncio e não apenas na palavra-chave correspondente.
7. Parceiro da Rede de Pesquisa
O Google Ads pode otimizar os lances de acordo com o website do parceiro de pesquisa em que o anúncio é apresentado, pois existem blogs e websites cujas temáticas estão mais relacionadas com o segmento a que esse anúncio diz respeito, aumentando as probabilidades de conversão.
Mas existem outros, alguns específicos a determinados tipos de campanha, tais como:
- Intenção de localização;
- Dados demográficos (Redes de Pesquisa e Display);
- Posicionamento na website (apenas na Rede de Display);
- Comportamento no website (apenas na Rede de Display);
- Atributos do produto (apenas Shopping).
Que tipo de anunciantes do Google Ads podem utilizar Smart Bidding?
Se tem uma pequena empresa fique a saber que também pode optar uma estratégia de lance inteligente - nada tem a ver com a dimensão da empresa.
No entanto, os lances inteligentes têm por base a inteligência de aprendizagem e otimizam a campanha Google Ads através de dados passados. Ou seja, para maximizar os resultados tem de ter dados suficientes na sua conta para que o algoritmo tome uma decisão mais correta.
O Google recomenda que os anunciantes tenham, pelo menos:
- 30 conversões nos últimos 30 dias, antes de utilizar o CPA desejado;
- Ou 50 conversões nos últimos 30 dias, antes de utilizar o ROAS desejado.
Otimize as suas campanhas Google Ads através de Smart Bidding
Em suma, um lance inteligente combina aprendizagem automática e sinais contextuais.
Esses dados contextuais variam de acordo com a geolocalização, hora do dia, dispositivo, entre outros, permitindo encontrar a oportunidade de conversão e o lance ideal em cada leilão.
É caso para dizer: os sinais estão todos lá!
Desta forma, alcançar as pessoas certas, no momento certo e promover o seu negócio de uma forma segmentada e mensurável é muito fácil!
Se tiver dúvidas e precisar de ajuda para otimizar a sua campanha Google Ads, fale connosco.